OS DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Resumo
O ensino superior público no Brasil passa por vários desafios. Este artigo se propõe a analisar três deles: orçamentário, qualidade e governança. Os dados apresentados mostram que as restrições financeiras devem se manter no futuro próximo. Além disso, a qualidade do ensino, quando comparada com outras universidades internacionais, tem caído. Para, em ambiente de restrição financeira, reverter a queda da qualidade é preciso de um grande esforço de discussão e reestruturação da universidade pública. Este artigo propõe caminhos para que ela volte a crescer e para que aumente a sua relevância no quadro do ensino superior nacional.
Downloads
Referências
OPNE (2020), Todos pela Educação, Observatório do PNE, Brasília, 2020, consultado em 09/2020, https://www.observatoriodopne.org.br/home.
WB (2020), The World Bank, Washington, 2020, https://data.worldbank.org/country/brazil.
BRASIL (2018), Financiamento da Educação Superior no Brasil: Impasses e Perspectivas, Série de Estudos Estratégicos n. 11, Edições Câmara, Brasília.
OECD (2019), Education at a Glance 2019: OECD Indicators, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/f8d7880d-en.
BRASIL (2014), Plano Nacional da Educação (PNE), Lei n. 13.005, Congresso Nacional, Brasília, 2014.
FORGES (2014), 4a Conferência FORGES: Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, Luanda, Angola.
OECD (2019), Programme for International Student Assessment (PISA), Results from PISA 2018, https://www.oecd.org/pisa/publications/PISA2018_CN_BRA.pdf.
INEP (2020), Indicadores de qualidade da educação superior, Brasília, http://portal.inep.gov.br/educacao-superior/indicadores-de-qualidade/resultados.
QS (2020), QS World University Rankings, https://www.topuniversities.com/university-rankings/world-university-rankings/2021
Direitos de Autor (c) 2020 Revista FORGES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os autores que publicam seus textos na Revista FORGES concordam em que:
1. os direitos autorais referente ao artigo tornar-se-ão propriedade exclusiva da Revista FORGES sendo vedada sua reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação sem a citação da fonte de sua publicação original;
2. os textos publicados serão de integral e exclusiva responsabilidade dos autores e co-autores;
3. as opiniões e ideias emitidos no texto, são de inteira responsabilidade dos autores e co-autores.